DEC-SINDUSFARMA

 

WORKSHOP: ERGONOMIA APLICADA A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Módulo I- 26 de Agosto de 2010
Módulo II- 08 de Setembro 2010

Objetivos


Apresentar aos profissionais das indústrias farmacêuticas propostas de adequação ás novas Regras da Previdência Social, tendo em vista que, a partir de janeiro de 2010 passaram a inserir no fato gerador da alíquota previdenciária do RAT/FAP/NTEP todos os agravamentos físicos decorrentes de distúrbios ergonômicos, e que passem a gerar benefícios/custos.
Debater com os profissionais da indústria farmacêutica propostas e ferramentas objetivando o monitoramento da gestão da saúde ocupacional do trabalhador, no campo da ergonomia, com a apresentação de cases, visando, quando for o caso, a descaracterização do agravo, como de doença ocupacional. Oferecer aos profissionais da indústria farmacêutica ferramentas técnicas para a minimização dos impactos do FAP;
O Workshop Ergonomia Aplicada tem como objetivo gerar informações técnicas, teóricas e práticas com vistas ao aperfeiçoamento da técnica profissional e informações práticas, criando olhar crítico em gerenciamento de programas em ergonomia.


A quem se destina


Profissionais de Recursos Humanos (Diretores/Gerentes), jurídicos, médicos do trabalho e profissionais de SST das empresas farmacêuticas.

Programa

 

26 DE AGOSTO:

  • Introdução à Ergonomia - Histórico / Legislação / Aplicabilidade
  • Benefícios – Controle Epidemiológico / NTEP/FAP;
  • Ergonomia - Princípios e Aplicações – Princípios para Prevenção de Patologias da Coluna Vertebral;
  • Ergonomia no trabalho com microcomputadores – Acessórios Ergonômicos – Prevenção de LER/DORT;
  • Ergonomia na Indústria / Linha de Produção – Princípios para Prevenção de Patologias ;
  • Análise de Posturas Adotadas – Postura em pé / Postura sentada / Postura Semi sentada / Movimentos repetitivos / Uso de força / Levantamento e Transporte de Peso;
  • Programas em Ergonomia – Palestras / Blitz Postural / Ginástica Laboral;

08 DE SETEMBRO:

  • Ferramentas técnicas Auxiliares:
             - RULA, Moore & Garg, Fórmula de NIOSH;
  • Antropometria;
  • Ergonomia do Produto – Concepção / Características Técnicas;
  • Ergonomia em Layouts – Espaço / Produtividade;
  • Formação e Acompanhamento do Comitê de Ergonomia;
  • Cases;
  • Atividades Práticas, Análise de fotos, Discussões;
Ministrante

Kamilla Franscielle de Oliveira Sartore: Fisioterapeuta; especialista em ergonomia; mestre em meio ambiente e sustentabilidade com ênfase em ergonomia; com 8 anos de experiência; diretora da empresa Posturar Ergonomia e Fisioterapia Preventiva; docente em ergonomia em Brasília, Londrina, Recife, João Pessoa e São Paulo; docente convidada do curso de ergonomia da Fundacentro SP e RJ; docente em ergonomia pela UNAMA (Pós Eng. Seg.); docente em ergonomia pela UNIFESP (MBA Saúde do Trabalhador); docente em ergonomia pela FIP (Pós Ergonomia); coordenadora da Especialização MBA Gestão em Ergonomia (FIP); consultora e assistente técnica de empresas.


Informações e inscrições


Contatar:
Vanessa B. Vicente - Secretaria Sindusfarma
Telefone: (11) 3897-9779 – e.mail: vanessa@sindusfarma.org.br
Serão fornecidos: materiais didáticos e certificado
Inscrições somente On Line: www.sindusfarma.org.br

Data/Horário e Local


Data:  26 de Agosto de 2010 - MÓDULO I
Data: 08 de Setembro de 2010 - MÓDULO II
Horário: 08h30 às 17h00
Local: Sede do Sindusfarma
Endereço: Rua Alvorada nº 1280 - Vila Olímpia

Estacionamentos Conveniados:
VAG PARK -  Rua Casa do Ator, 975
ADONIS -  Rua Caetano Velasco, s/nº
MC (Mercure) – Rua Gomes de Carvalho, 1005

Contribuição Educacional

Associado: R$ 980,00 para os dois dias
Não-associados: R$ 1.300,00 para os dois dias
Tabela de descontos:

Número de Participantes

Descontos Concedidos

1

Preço normal

2

10%

3

15%

4

20%

5 em diante

25%


Organização


SINDUSFARMA  - Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo 

CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada)


Todos os profissionais que participarem do Programa DEC - SINDUSFARMA receberão créditos educativos denominados  CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada).

Estes créditos constarão do certificado de conclusão de curso e do Espaço CDEC que se encontra incluído no site www.sindusfarma.org.br

As informações contidas no sistema serão protegidas, sendo o acesso restrito apenas ao participante e a patrocinadora. Cabe ao participante solicitar, em caso de desligamento o cancelamento do acesso da patrocinadora ao seu banco de dados.
A seguir você encontrará o mecanismo de funcionamento do Sistema de Creditação do Participante:
Uma hora aula = 1 CDEC
CDEC somente será atribuído quando o profissional tem certificado de presença efetiva em: curso, palestra, conferência, seminário, workshop ou congresso. Não se atribui CDEC para estudos não presenciais. 
CDEC,  será caracterizado em três condições: 
CDEC P - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada Presencial
(1 CDEC por hora-aula)
CDEC A - Crédito de Desenvolvimento Educação Continuada Avaliado                
(2 CDECs por hora-aula)
CDEC D - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada para Docente     
(3 CDECs por hora-aula)