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Curso de Gestão Marketing Aplicada aos Produtos
Farmacêuticos

5 e 6 de março de 2018

Módulo Básico

       Objetivos

Este curso foi estruturado para aportar conceitos básicos do marketing farmacêutico e para proporcionar uma ampla e profunda compreensão de questões específicas desse mercado. Além disso, o curso irá fornecer-lhe conhecimentos e habilidades necessárias no planejamento e execução de programas de marketing em seu dia-a-dia. Ao final deste curso você haverá:

  • Desenvolvido a compreensão do papel da gestão de produtos, seus desafios e sua importância
  • Estruturado os conceitos basilares da disciplina de Marketing aplicados aos produtos farmacêuticos
  • Ampliado sua compreensão do mercado farmacêutico e seus concorrentes
  • Conhecido as fontes de dados secundários e os tipos de pesquisa de mercado e seus benefícios
  • Se preparado para interagir com fornecedores de pesquisa de mercado e agências de publicidade
  • Assimilado técnicas básicas de forecasting de vendas
  • Compreendido o conceito real de Estratégia
  • Se capacitado para escrever um Plano de Marketing
       Quem se destina

Este curso foi criado especificamente para profissionais relativamente novos no marketing farmacêutico, ou que desejam melhor estruturar sua base teórica: gerentes de produto Jr, marketers oriundos de outros mercados, analistas de inteligência de mercado, representantes de venda em job rotation, ou em programa de desenvolvimento, profissionais de outras funções que almejam aprimorar sua interação com Marketing.

       Programa

Módulo I: Conceitos Básicos  

Hora

Tema

Palestrante

9.00

Abertura, apresentação do curso e dos módulos

Andreas Strakos / Inajar de Souza

9.15

O papel da gestão de produtos e casos de sucesso

Cesar Rodrigues

10.15

Coffee-break

 

10.30

Princípios da disciplina de marketing aplicados a produtos farmacêuticos

Inajar de Souza

12.00

Almoço

 

Módulo II: Operacionalização da Gestão de Produtos – Parte 1  

Hora

Tema

Palestrante

13.30

Inteligência de mercado

Inajar de Souza

14.15

Análise competitiva

Inajar de Souza

15.15

Forecasting e patient flow

Inajar de Souza

15.30

Coffee-break

 

16.00

Dinâmica

Inajar de Souza

17.00

Encerramento

 

Módulo III: Operacionalização da Gestão de Produtos – Parte 2  

Hora

Tema

Palestrante

9.00

Decisões de investimento & gestão de portfolio

Inajar de Souza

9.45

Estratégia (teoria)

Cesar Rodrigues

10.30

Coffee-break

 

10.45

Interação de marketing e vendas e gestão de líderes de opinião

Cesar Rodrigues

11.30

Acesso ao mercado – noções básicas

Cesar Rodrigues

12.00

Almoço

 

Módulo IV: O Marketing Plan 

Hora

Tema

Palestrante

13.30

Marketing plan: para que?

Cesar Rodrigues

14.00

Modelos de marketing plan

Cesar Rodrigues

14.45

O melhor modelo de plano de marketing que você jamais verá

Cesar Rodrigues

15.00

Análise e Objetivos

Cesar Rodrigues

15.45

Coffee break

 

16.00

Estratégias, táticas e planos de ação 

Cesar Rodrigues

16.30

Dimensionamento de despesas e perfis de P&L

Cesar Rodrigues

16.45

Gestão de agências de publicidade e institutos de pesquisa

Cesar Rodrigues

17.00

Discussão: meu primeiro marketing plan

Cesar Rodrigues

17.15

Encerramento

 

 

       Ministrante

Cesar Rodrigues conta com mais de 25 anos de experiência no negócio farmacêutico, tendo trabalhado em multinacionais como, Merrell Lepetit, Hoechst, Aventis, Pasteur e Sanofi, em posições executivas nacionais, latino-americanas e globais. Cesar é Managing Partner da Promktg - Excelência em Marketing, consultoria fundada por ele, cuja missão é "desenvolver profissionais de marketing extraordinários no mercado de saúde". Marketing é sua principal área de expertise em uma ampla gama de mercados: MIPs, prescrição, vacinas e produtos de especialidade. Atualmente sua ênfase está no acesso ao mercado e em pricing, no seu ponto de vista os desafios mais importantes para o futuro da saúde. Cesar é pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e certificado pelo "Expert Workshop on the Foundations of Socio Economic Evaluation of Medicines” na Universidade de York (Reino Unido). Ele é professor do MBA Internacional da FIA. - Fundação do Instituto de Administração de São Paulo, e da Pós-Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz.

Coordenação - Inajar de Souza  - é presidente da FarmaAcademia® e coordenador do Programa DEC-Sindusfarma, além de presidir o Clube de Novos Negócios da Indústria Farmacêutica®. É licenciado e bacharel em Biologia pela Universidade Mackenzie tendo completado o programa de pós-graduação em Economia e Gestão de Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, além de ter cursado Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Atuou em diversas empresas farmacêuticas nas áreas de vendas e marketing, assim como no desenvolvimento de novos negócios. Como atividade acadêmica, foi professor do MBA específico para indústria farmacêutica desenvolvido pela FGV–SP, além de ter atuado como professor convidado na USP, UNIP e FMU e diversos congressos. É palestrante e escreve sobre temas relacionados à indústria farmacêutica e empreendedorismo na área de saúde.

       Data, Horário e Local

Data:  05 e 06 de março de 2018
Horário: 09h00 às 17h00
Local: Sede do Sindusfarma
Endereço: Rua Alvorada nº 1280 – Vila Olímpia

Estacionamentos Conveniados:
VAG PARK - Rua Casa do Ator, 975
ADONIS - Rua Caetano Velasco, s/nº
HOTEL TRAVEL INN – Rua Gomes de Carvalho, 1005
ESTAPAR - Rua Alvorada, 1289
YARD ESTACIONAMENTO - Rua Casa do Ator, 927

       Informações e Inscrições

Contatar: Vanessa Vicente
Telefone: (11) 3897-9779
E-mail: vanessa@sindusfarma.org.br
Serão fornecidos: materiais didáticos e certificado (Será emitido aos participantes que tiverem freqüência mínima de 75%);
Inscrições Somente On line: www.sindusfarma.org.br


       Contribuição de Inscrição

Associado: R$ 700,00
Não associado: R$ 1.400,00

       Organização

       CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada)

Todos os profissionais que participarem do Programa DEC - SINDUSFARMA receberão créditos educativos denominados  CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada).

Estes créditos constarão do certificado de conclusão de curso e do Espaço CDEC que se encontra incluído no site www.sindusfarma.org.br

As informações contidas no sistema serão protegidas, sendo o acesso restrito apenas ao participante e a patrocinadora. Cabe ao participante solicitar, em caso de desligamento o cancelamento do acesso da patrocinadora ao seu banco de dados.

A seguir você encontrará o mecanismo de funcionamento do Sistema de Creditação do Participante:

Uma hora aula = 1 CDEC

CDEC somente será atribuído quando o profissional tem certificado de presença efetiva em: curso, palestra, conferência, seminário, workshop ou congresso. Não se atribui CDEC para estudos não presenciais. 

CDEC,  será caracterizado em três condições: 

CDEC P - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada Presencial

(1 CDEC por hora-aula)

CDEC A - Crédito de Desenvolvimento Educação Continuada Avaliado                

(2 CDECs por hora-aula)

CDEC D - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada para Docente     

(3 CDECs por hora-aula)