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Workshop: Atualização dos Conceitos Relacionados à Cadeia Fria

9 e 10 de abril de 2018


**Contaremos com a presença de: 
Bernardo Luiz Moreira – Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária  COINS/GIMED/GGFIS/ANVISA**

       Objetivos

Propiciar aos profissionais da indústria farmacêutica, uma visão atualizada sobre os conceitos envolvendo a armazenagem, o transporte e o monitoramento dos produtos sensíveis à temperatura e tempo (Cadeia Fria).

Prover informação detalhada sobre a aplicação do Guia Anvisa para a Qualificação de Transporte dos Produtos Biológicos: Requerimentos de Usuário, Caracterização de Rotas e Perfil de Temperatura, Qualificação de Desenho, Qualificação de Operação e Qualificação de Performance.

       Quem se destina

Diretores, Gerentes, Coordenadores e Supervisores e Analistas das áreas de Controle de Qualidade, Produção, P&D, Engenharia e Projetos/Tecnologias das Indústrias Farmacêuticas e afins.

       Programa

9 de abril de 2018

Horário

Descrição

Ministrante

8h30

Recepção e Credenciamento

 

9h00

Abertura

Jair Calixto

9h30

Cadeia Fria: Conceitos  

Ricardo Miranda

10h30

Coffee Break

 

11h00

Perspectivas da Logística de Temperatura Controlada

Ricardo Miranda

11h30

Sistemas de Transporte: Conhecendo e Selecionando a Mais Adequada

Liana Montemor

12h10

Monitores de Temperatura

Ricardo Miranda

12h30

Almoço + Networking

 

14h00

Guia da Anvisa para a Qualificação de Transporte dos
Produtos Biológicos (Versão 02): Requerimentos de Usuário,
Caracterização de Rotas e Perfil de Temperatura, Qualificação
de Desenho e Qualificação de Operação

Liana Montemor

15h10

Coffee Break 

 

15h30

Guia da Anvisa para a Qualificação de Transporte dos Produtos
Biológicos (Versão 02):
Qualificação de Desempenho 

Liana Montemor

15h50

Manutenção do Sistema Qualificado 

Ricardo Miranda

16h05

Excursões de Temperatura 

Fausto Bartolo

16h45

Encerramento

Jair Calixto

10 de abril de 2018

Horário

Descrição

Ministrante

8h30

Recepção e Credenciamento

 

9h00

Cold Chain Quiz

Liana Montemor e Ricardo Miranda

9h30

Logística 4.0 aplicada a Cadeia do Frio

Ricardo Miranda

10h10

Avaliação de Temp. Interna de Embalagem Térmica durante o recebimento de cadeia fria

Liana Montemor

10h40

Coffee Break

11h10

Sustentabilidade: Critérios para Reuso & Reciclagem

Ricardo Miranda

11h30

Temperatura Cinética Média (MKT)

Ricardo Miranda

12h10

Almoço + Networking

 

13h30

Processo de Importação de Produtos Biológicos

Ricardo Miranda

13h50

Mapeamento Térmico de Ambientes com Temperatura Controlada

Alexandre Vale

14h45

Coffee Break

 

15h15

Guia Qualificação Transporte de Produtos Biológicos

Bernardo Moreira

16h00

Painel de Discussões

Liana, Jair, Ricardo, Fausto

16h45

Encerramento

Jair Calixto


       Ministrante

Alexandre Vale – Gerente de Instalações e Engenharia Globais - World Courier, uma empresa AmerisourceBergen.

Fausto Bartolo - Farmacêutico graduado pela Universidade Sagrado Coração (USC), especialista em Gestão de Processos Industriais pela Unicamp e MBA em Gestão estratégica de Projetos pela FIA. Carreira profissional desenvolvida na área de Validação e Sistemas da Qualidade, de indústrias farmacêuticas multinacionais  e nacionais de grande porte como Sanofi, Eurofarma, Alcon – Novartis e Novo Nordisk. Experiência em liderança em frentes de trabalho na área de processos de validação de esterilização, qualificação de equipamentos/utilidades e validação de transporte/processo/limpeza nas áreas de fabricação e embalagem de medicamentos, cosméticos e alimentos. Membro do Comitê Brasileiro de Boas Práticas de Cadeia Fria – ISPE, Coautor do Manual Brasileiro de Boas Práticas de Cadeia Fria.

Bernardo Luiz Moreira – Graduado em Farmácia (1999), com habilitação em Farmácia Industrial (2000) pela UFRJ, possui Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Bioquímica pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Trabalha na Anvisa desde 2007 no cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. De 2007 a 2017 desempenhou as suas atividades na GPBIO/GGMED, atuando na análise de petições de registro e pós-registro de produtos biológicos, elaboração de normas e guias, como, por exemplo o Guia para a Qualificação de Transporte de Produtos Biológicos da Anvisa, dentre outras atividades. Desde o final de 2017 desempenha as suas atividades na COINS/GIMED/GGFIS, participando de inspeções de BPF de insumos e produtos biológicos, análise dos processos de certificação e discussões técnicas relativas ao tema.

Liana Montemor – Gerente de Desenvolvimento Estratégico em Cold Chain do Grupo Polar, onde atua há mais de 12 anos. Gerente Técnica do Valida Laboratório de Ensaios Térmicos, empresa do Grupo Polar, por 11 anos. Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós Graduada em Cosmetologia pela Universidade Oswaldo Cruz. Docente do curso de Pós Graduação em Logística Farmacêutica da  Universidade Santo Amaro - UNISA. Docente do Instituto Racine. Vice – Presidente do ISPE afiliada Brasil (biênio 2015/2016) e do Comitê de Cadeia Fria do ISPE. Membro do Comitê de Cadeia Fria e Logística do Sindusfarma.

Ricardo Miranda – Farmacêutico Bioquímico, formado pela Universidade de São Paulo, Pós-graduação CEAG- Fundação Getúlio Vargas; MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos e Certificação Black Belt pelo Instituto Vanzolini - USP. Atuou em várias áreas técnicas da indústria farmacêutica (qualidade, desenvolvimento, produção, engenharia, excelência operacional, logística e supply).
Mais de 15 anos atuando na área de logística de temperatura controlada nas Américas e Presidente do Comitê de Cadeia Fria ISPE-Brasil. Professor do Curso de MBA Gestão Logística de Produtos Sujeitos à ANVISA e MAPA- IPOG. Consultor Sênior na RM Consulting.

       Aviso / Advertência

O Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.
Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:
• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços; margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas de descontos, custos, clientes.
• Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
• Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

       Data, Horário e Local

Data: 9 e 10 de abril
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Sede do Sindusfarma
Endereço: Rua Alvorada, 1280 - Vila Olímpia

Estacionamentos Conveniados:
VAG PARK - Rua Casa do Ator, 975
ADONIS - Rua Caetano Velasco, s/n
HOTEL TRAVEL INN – Rua Gomes de Carvalho, 1005
ESTAPAR - Rua Alvorada, 1289
YARD ESTACIONAMENTO - Rua Casa do Ator, 927

       Informações e Inscrições

Contatar: Vanessa Vicente
Telefone: (11) 3897-9779 – e.mail: vanessa@sindusfarma.org.br
Serão fornecidos: material eletrônico e certificado (Será emitido aos participantes que tiverem frequência mínima de 75%);
Inscrições Somente On line: www.sindusfarma.org.br

       Contribuição de Inscrição

Associado: R$ 850,00
Não-associados: R$ 1700,00


       Organização

 

       CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada)

Todos os profissionais que participarem do Programa DEC - SINDUSFARMA receberão créditos educativos denominados  CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada).

Estes créditos constarão do certificado de conclusão de curso e do Espaço CDEC que se encontra incluído no site www.sindusfarma.org.br

As informações contidas no sistema serão protegidas, sendo o acesso restrito apenas ao participante e a patrocinadora. Cabe ao participante solicitar, em caso de desligamento o cancelamento do acesso da patrocinadora ao seu banco de dados.

A seguir você encontrará o mecanismo de funcionamento do Sistema de Creditação do Participante:

Uma hora aula = 1 CDEC

CDEC somente será atribuído quando o profissional tem certificado de presença efetiva em: curso, palestra, conferência, seminário, workshop ou congresso. Não se atribui CDEC para estudos não presenciais. 

CDEC,  será caracterizado em três condições: 

CDEC P - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada Presencial

(1 CDEC por hora-aula)

CDEC A - Crédito de Desenvolvimento Educação Continuada Avaliado                

(2 CDECs por hora-aula)

CDEC D - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada para Docente     

(3 CDECs por hora-aula)