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Workshop e Plenária Segurança do Trabalho

 “Higiene Ocupacional”
11 e 28 de Junho de 2018

 

       Objetivos

Objetivo deste curso é orientar os profissionais da indústria farmacêutica sobre técnicas e procedimentos adotados internacionalmente para avaliação das condições ambientais em relação a exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, com especial atenção ao monitoramento de ativos farmacêuticos.

       Quem se destina

Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Coordenadores, Supervisores e Gerentes de RH e Manutenção, Médicos e Enfermeiros.

       Programa


Dia 11/06

8h15 às 08h30 – Welcome Coffee

8h30 às 12h00 – Programação - José Pedro Dias Junior, MSc, HOC, RSO -  ERM do Brasil

  • Introdução à Higiene Ocupacional;
  • Agentes Biológicos;
  • Agentes Físicos;
  • Agentes Químicos e Ativos Farmacêuticos;
  • Gases e Vapores;
  • Aerodispersóides(Particulados);
  • Limites de Exposição Ocupacional & Limites de Tolerância.

10h00 às 10h15 Coffee
12h00 às 13h00 – Almoço

13h00 às 17h00 – Programação - José Pedro Dias Junior, MSc, HOC, RSO - ERM do Brasil

  • Adaptações dos limites de exposição;
  • Vias de Entrada dos agentes químicos no organismo;
  • Introdução à toxicologia Humana;
  • Efeitos à Saúde pela Exposição a agentes químicos e suas consequências; Produtos Carcinogênicos, Mutagênicos, Reprodutivos e Sensibilizantes;
  • Doenças ocupacionais e respiratórias;
  • Processo de Reconhecimento do Risco (RiskAssessment): Qualitativo e Quantitativo.

16h00 às 16h15 - Coffee

Dia 28/06

8h15 às 08h30 – Welcome Coffee

8h30 às 12h00 – Programação - José Pedro Dias Junior, MSc, HOC, RSO -  ERM do Brasil

  • Avaliações ambientais de agentes químicos & ativos farmacêuticos;
  • Equipamentos utilizados para avaliações ambientais e suas aplicações: Teoria e prática;
  • Analise química, Métodos analíticos e Interpretação dos resultados;
  • Grupo Similar de Exposição.
  • Medidas de controle do risco na fonte;
  • Validação de equipamentos; aplicação dos “FLEXIBLE CONTAINMENTS”
  • "PPR" - Programa de Proteção Respiratória; Fit Teste qualitativo e quantitativo; Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s);
  • Control Banding / OEB – Occupational Exposure Band;
  • Gerenciamento Logístico em Higiene Ocupacional (Demandas).

10h00 às 10h15 Coffee
12h00 às 13h00 – Almoço
13h00 às 15h00 –  Soluções de Ventilação Local Exaustora para Indústria Farmacêutica - Eng. Luiz Fernando Araújo - Nederman do Brasil
15h00 às 17h00 – Tipos de respiradores – Olavo Carmo - 3M do Brasil

16h00 às 16h15 - Coffee

 

       Ministrante

José Pedro Dias Junior, MSc, HOC, RSO - Formação: Mestrado na área de Saúde do Trabalhador. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2006.Pós Graduação em Gestão Ambiental na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em 2000.Pós Graduação em Toxicologia, na Universidade de Minnesota, USA, 1998. Certificação em Higiene Ocupacional. Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais – ABHO, 1994. Técnico em Segurança do Trabalho, pelo SENAC, 1994.Pós Graduação com Certificação em Segurança Radiológica na área de Medidores Nucleares. Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, 1992.Pós Graduação em Parasitologia, na Universidade de São Paulo, USP, 1987.Biólogo. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUCC, 1981. Técnico em Patologia Clinica 1976

Experiência Profissional: Diretor Regional de Saúde e Segurança (América Latina e Caribe) da ERM Brasil; Assessoria em Saúde, Segurança e Meio Ambiente, na empresa JK Risk Assessment (empresa própria); Professor do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - SENAC – Jundiaí; Professor do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho - Faculdades Pitagoras (Grupo Kroton Educacional) – Jundiaí. 30 anos trabalhando em empresas multinacionais na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, atuando no Brasil e América Latina.   20 anos trabalhando como Professor Universitário (Faculdade de Medicina de Jundiaí, Centro Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdades Padre Anchieta). Vice Presidente da ABHO - Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, nas áreas de Educação e Relações Internacionais, tendo participado em 3 gestões. 12 anos trabalhando em Laboratórios de Patologia Clinica, Pesquisa e Saúde Pública.

Luiz Fernando Araújo - Formação: Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI - São Paulo.

 Experiência Profissional: possui mais de 30 anos de experiência no segmento de ventilação industrial, atuando em algumas das principais empresas de ventilação do Brasil. É Gerente Técnico da Nederman, onde trabalha há 20 anos e possui contato com grandes indústrias farmacêuticas do País.

Olavo Carmo - Experiência Profissional: Ger. de Contas na 3M do Brasil. 13 anos de experiência no mercado de EPI’s. Especialista em Soluções para o Mercado Farmacêutico.

       Aviso / Advertência

O Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.
Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:
• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços; margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas de descontos, custos, clientes.
• Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
• Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

       Data, Horário e Local

Data: 11 e 28 de junho de 2018
Horário: 08h30 às 17h00
Local: Sede do Sindusfarma
Endereço: Rua Alvorada nº 1280 - Vila Olímpia

Estacionamentos Conveniados:
VAG PARK - Rua Casa do Ator, 975
ADONIS - Rua Caetano Velasco, s/n
HOTEL TRAVEL INN – Rua Gomes de Carvalho, 1005
ESTAPAR - Rua Alvorada, 1289
YARD ESTACIONAMENTO - Rua Casa do Ator, 927

       Informações e Inscrições

Contatar: Letícia Albuquerque ou Vanessa Vicente
Telefone: (11) 3897-9779
E.mail: l.albuquerque@sindusfarma.org.br; vanessa@sindusfarma.org.br 

Serão fornecidos: materiais didáticos e certificado eletrônico (Será emitido aos participantes que tiverem frequência mínima de 75%);

Inscrições Somente On-line: www.sindusfarma.org.br

> CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

       Contribuição de Inscrição

Gratuito aos associados Sindusfarma


       Organização

 

       CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada)

Todos os profissionais que participarem do Programa DEC - SINDUSFARMA receberão créditos educativos denominados  CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada).

Estes créditos constarão do certificado eletrônico de conclusão de curso e do Espaço CDEC que se encontra incluído no site www.sindusfarma.org.br

As informações contidas no sistema serão protegidas, sendo o acesso restrito apenas ao participante e a patrocinadora. Cabe ao participante solicitar, em caso de desligamento o cancelamento do acesso da patrocinadora ao seu banco de dados.

A seguir você encontrará o mecanismo de funcionamento do Sistema de Creditação do Participante:

Uma hora aula = 1 CDEC

CDEC somente será atribuído quando o profissional tem certificado  eletrônico de presença efetiva em: curso, palestra, conferência, seminário, workshop ou congresso. Não se atribui CDEC para estudos não presenciais. 

CDEC,  será caracterizado em três condições: 

CDEC P - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada Presencial

(1 CDEC por hora-aula)

CDEC A - Crédito de Desenvolvimento Educação Continuada Avaliado                

(2 CDECs por hora-aula)

CDEC D - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada para Docente     

(3 CDECs por hora-aula)