Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui. 

 

Workshop: Produção e Controle de Medicamentos Biotecnológicos
10 e 11 de Setembro de 2018

 

       Objetivos

Apresentar as últimas atualizações internacionais sobre o mercado, a produção, o controle de qualidade e os regulamentos de medicamentos biológicos.

       Quem se destina

Profissionais das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, Controle de Qualidade, Garantia da Qualidade, Engenharia, Produção, Assuntos regulatórios, Processos e Tecnologia Farmacêutica.

       Programa

10 de Setembro de 2018

Horário

Descrição

Palestrante

8h30 às 9h00

Recepção e Credenciamento

 

9h00 às 9h10

Abertura

Jair Calixto             Sindusfarma

9h15 às 9h45

Cenário mundial, moléculas, mercado, dados estatísticos, precificação.

Bruno Abreu
Sindusfarma

9h45 às 10h15

PDPs e o cenário político-econômico

Flávio Valente
Merck

10h15 às 10h30

Coffee Break

10h30 às 11h15

Enhancing Cell Culture productivity. Balancing speed, innovation and robustness (ministrada em inglês)

Benito Delgado
GE Healthcare

11h15 às 12h00

Considerações para implementação e validação de 
sistemas descartáveis (Single-use)

Roberto Uchimura
Merck

12h00 às 13h30

Almoço

 

13:45 às 14h15

Purificação por cromatografia e tecnologia de membrana adsortiva

Victor Abramant
Merck

14h15 às 15h00

Remoção viral por filtração em membrana

Victor Abramant
Merck

15h00 às 15h15

Coffee Break

 

15h15 às 16h00

Avanços em produtividade e eficiência para bioprocessos downstream.

Alécio Pimenta
GE Healthcare

16h00 às 16h45

Escalonamento de processo para purificação de proteínas em grandes escalas.

Alécio Pimenta
GE Healthcare

16h45 às 17h00

Encerramento

Jair Calixto
Sindusfarma

11 de Setembro de 2018

Horário

Descrição

Palestrante

8h00 às 8h45

Recepção e credenciamento

 

8h45 às 9h00

Abertura

Jair Calixto
Sindusfarma

9h00 às 9h45

Tecnologias de Plataformas Celulares

Kleber Hoffmann
Merck

9h45 às 10h30

Como realizar a caracterização estrutural de um
medicamento biológico por espectrometria de massas
acoplada à cromatografia líquida

Maurício Marques
Agilent

10h30 às 10h45

Coffee Break

10h45 às 11h30

Determinando o perfil de glicosilação em anticorpos
monoclonais pela técnica de LCMS

Maurício Marques
Agilent

11h30 às 12h00

Monitore todo o processo de produção de bioterápicos
utilizando ensaios validados de Ressonância
Plasmônica de Superfície

Alécio Pimenta
GE Healthcare

12h00 às 13h30

Almoço

 

13h30 às 14h15

Avanços nas análises de Host Cell Proteins.
Soluções de alta performance na determinação de
impurezas proteicas em produtos biológicos

Maurício Marques
Agilent

14h15 às 15h00

Regulação de Biológicos

A confirmar

15h00 às 15h15

Encerramento

Jair Calixto
Sindusfarma


       Ministrante

Alécio Pimenta: Possui Bacharelado em Química Tecnológica pelo Instituto de Química de São Carlos - USP e Doutorado em Ciências - Física Aplicada Biomolecular pelo Instituto de Física de São Carlos - USP. Atuou como pesquisador na Recepta Biopharma em convênio com o Instituto Butantan no desenvolvimento de Anticorpos Monoclonais contra o Câncer. Atualmente é Gerente de Produtos para Downstream na GE Healthcare Life Sciences, com foco em produção e purificação de biomoléculas.

Flávio Valente: Possui graduação em Engenheira Química pela URFJ, pós-graduação em Marketing pela PUC-RJ e MBA em Gestão Estratégica pela FIA-SP. Atua como Alliance Management Director, responsável pelas alianças da Merck Biopharma na América Latina, incluindo parcerias de PDP no Brasil. Profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial, desenvolvimento de negócios e gestão de parcerias nas empresas Merck, Aché e Nortec.

Kleber Hoffmann: Formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná, realizou intercâmbio na área de Engenharia Bioquímica no INSA em Toulouse/França, trabalhou, durante a graduação, em indústria de alimentos na área de pesquisa e desenvolvimento com fermentações de bactérias e leveduras na empresa Puratos na Bélgica. Possui 5 anos de experiencia em upstream e downstream, trabalhando como especialista de aplicação em fermentação e purificação na Sartorius do Brasil. Durante este tempo adquiriu conhecimentos sobre biorreatores de vidro, aço inoxidável, biorreatores single-use, além de sistemas de filtração tangencial, clarificação, filtração viral, cromatografia por membranas, quality by design e automação industrial. Atualmente é gerente de contas sênior na Merck, divisão de Process Solutions.

Maurício Marques: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Unesp - Rio Claro, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela mesma instituição. Atuou nesse período na caracterização estrutural de pequenas e grandes moléculas por LCMS, assim como no desenvolvimento de métodos de LCMS aplicados no estudo de dinâmica conformacional de proteínas por troca Hidrogênio/Deutério. Possui grande experiência em LCMS aplicada a análises multi-ômicas e em técnicas biofísicas utilizadas em estudos de interação biomolecular. Trabalhando na empresa Agilent Technologies desde 2013, atuou como especialista de aplicação em LCMS e atualmente é especialista de produtos em LCMS para diversos segmentos de mercado, com foco especial em análises de biomoléculas e multi-ômicas.

Roberto Takashi Uchimura: Farmacêutico e Bioquímico graduado pela FCF-USP, com mais de 35 anos de experiência. Iniciou sua carreira atuando em Indústrias farmacêuticas globais, nas áreas de CQ, GQ, Produção e P&D. Ingressou na Millipore em 1994 como gerente de produto e construiu sua carreira em posições de crescente responsabilidade. Em 2010, implementou e liderou o laboratório de validações em processos. Atualmente é gerente de tecnologia da Merck para a América Latina. Entre diversas atividades, atua como consultor e instrutor certificado para tecnologias de filtração e purificação.

Victor Gabriel Abramant de Sousa: Graduou-se em Ciências Biológicas (2010) pelo Centro Universitário São Camilo. Atua há 5 anos como cientista de desenvolvimento de processos, oferecendo testes práticos e suporte técnico-científico para etapas de “downstream“ tais como clarificação, filtração esterilizante, remoção viral, sistemas cromatográficos e de filtração tangencial focados na área industrial. Neste período, foi responsável pelo desenvolvimento e upscale, de diversas etapas de processos produtivos de vacinas, anticorpos e proteínas recombinantes, envolvendo múltiplas empresas das áreas de saúde humana e animal.

 

       Aviso / Advertência

O Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.
Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:
• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços; margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas de descontos, custos, clientes.
• Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
• Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

       Data, Horário e Local

Data: 10 e 11 de Setembro
Horário: 8h00 às 17h00
Local: Sede do Sindusfarma
Endereço: Rua Alvorada, 1280 - Vila Olímpia

Estacionamentos Conveniados:
VAG PARK - Rua Casa do Ator, 975
ADONIS - Rua Caetano Velasco, s/n
HOTEL TRAVEL INN – Rua Gomes de Carvalho, 1005
ESTAPAR - Rua Alvorada, 1289
YARD ESTACIONAMENTO - Rua Casa do Ator, 927

       Informações e Inscrições

Contatar: Letícia Albuquerque ou Vanessa Vicente
Telefone: (11) 3897-9779 – e.mail: [email protected]; [email protected]

Serão fornecidos: material e certificado eletrônicos (Serão emitidos aos participantes que tiverem frequência mínima de 75%);

Inscrições Somente On line: www.sindusfarma.org.br


> CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

       Contribuição de Inscrição

Associado: R$ 850,00
Não-associados: R$ 1700,00

       Organização

 

       Apoio

       CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada)

Todos os profissionais que participarem do Programa DEC - SINDUSFARMA receberão créditos educativos denominados  CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada).

Estes créditos constarão do certificado eletrônico de conclusão de curso e do Espaço CDEC que se encontra incluído no site www.sindusfarma.org.br

As informações contidas no sistema serão protegidas, sendo o acesso restrito apenas ao participante e a patrocinadora. Cabe ao participante solicitar, em caso de desligamento o cancelamento do acesso da patrocinadora ao seu banco de dados.

A seguir você encontrará o mecanismo de funcionamento do Sistema de Creditação do Participante:

Uma hora aula = 1 CDEC

CDEC somente será atribuído quando o profissional tem certificado  eletrônico de presença efetiva em: curso, palestra, conferência, seminário, workshop ou congresso. Não se atribui CDEC para estudos não presenciais. 

CDEC,  será caracterizado em três condições: 

CDEC P - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada Presencial

(1 CDEC por hora-aula)

CDEC A - Crédito de Desenvolvimento Educação Continuada Avaliado                

(2 CDECs por hora-aula)

CDEC D - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada para Docente     

(3 CDECs por hora-aula)