Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui. 

 

Workshop: Impactos e Benefícios das Tecnologias Disruptivas e Expectativas para a Indústria Farmacêutica

 

 

 

 

31/MAI/2019

 

08h00 às 18h30

 

AUDITÓRIO ANVISA
SIA Trecho 5/Área Especial 57 - Guará - Brasília - DF


Investimento


EVENTO GRATUITO E EXCLUSIVO PARA SINDUSFARMA/CONVIDADOS E SERVIDORES ANVISA




Objetivos

Discutir novas tecnologias emergentes, com potenciais aplicações na indústria farmacêutica, assim como promover o debate entre os participantes de modo a apontar caminhos que possam ser trilhados pelas empresas.

Difundir estes novos conhecimentos e tecnologias disruptivas no seio das empresas farmacêuticas e dos órgãos reguladores.


Público Alvo

Diretores, gerentes, coordenadores e técnicos das áreas de produção, controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, novos negócios e tecnologia, engenharia e assuntos regulatórios de empresas farmacêuticas, de cosméticos e produtos para a saúde, bem como de órgãos reguladores.



Programação


Programação Deep Dive: Quarta Revolução Industrial no Setor Farmacêutico

Hora

Tema

Palestrante

08:00 – 08:30

Recepção e Credenciamento

-

08:30 – 09:30

Abertura

Prof. Dr. Eduardo Dias (GAESI/USP); Jair Calixto (Sindusfarma) e Ronaldo Gomes (Anvisa)

09:30 – 10:00

Quarta Revolução Industrial:
- O que significa?

Marcos Barbosa (GAESI/USP | SPI)

10:00 – 11:30

MUNDO BIOLÓGICO

Biologia Sintética – 20’:
- Como isto vai mudar seu negócio.

CRISPR/CAS9 – 20’:
- O que já alcançamos com o CRISPR?

Tecnologia no Desenvolvimento de Novos Fármacos – 20’:
- Como a continuidade digital pode acelerar o lançamento de novos produtos aderentes a normas regulatórias?

Brasil 4.0 – 10’:
- Onde estamos na jornada?

Painel Mundo Biológico – 20’

         
            
Prof. Dr. Hércules Neves (UPPSALA UNIV |   FIOCRUZ)

Alfredo Ferraz (GAESI/USP)

 

Soraia Teixeira (Dassault Systèmes)

 


Bruno Jorge (ABDI)


Mediação Bruno Jorge (ABDI)

11:30 – 12:00

Break

 

12:00 – 13:30

MUNDO FÍSICO

Internet das Coisas – 20’:
- Onde está o killer application na indústria farmacêutica?

Robótica Colaborativa – 20’:
- Aplicações de robótica colaborativa na indústria farmacêutica

Realidade Virtual e Aumentada – 20’:
- Dê adeus ao monitor e ao teclado  

Tecnologias QR code/Data Matrix – 10’:
- Conceitos, aplicações e impactos na sociedade.

Painel Mundo Físico – 20’

 

Luca Gabrielli (GAESI/USP | YASNITECH)

 

Denis Pineda (URS)


Douglas Oliveira (PTC)

 

Eduardo Berdugo (Janssen)
Liana Wakano (Janssen)

 

Mediação Erika Rufino (Janssen)

13:30 – 15:00

BRUNCH & DEMO TOUR
Universal Robots: Demo robô colaborativo
Dassault: Demo simulação molecular digital
PTC: Demo HoloLens
SIEMENS: Demo COMOS
Rockwell: Demo Electronic Batch Record
SAP: Demo Machine Learning

 

15:00 – 16:30

MUNDO DIGITAL

Pharma 4.0 – 20’:
- Transformação Digital nas Indústrias Farmacêuticas.

Digital Manufacturing – 20’:
- A fábrica sem papel  

Machine Learning – 20’:
- A Indústria farmacêutica alavancada pelo Machine Learning

Indústria 4.0 – 10’
- Pesquisa CNI

Painel Mundo Digital – 20’

 

Rodrigo Alvarez (SIEMENS)

 

Marcelo Sereno e Márcio Mizael (Rockwell Automation)

Eduardo Favero (SAP)

 

João Emílio (CNI)


Mediação João Emílio (CNI)

16:30 – 18:00

AMBIENTE DE NEGÓCIOS 4.0

Global Digital Operations 2018 – 20’

Roadmap para transformação digital – 20’

Gestão da Inovação num Mundo 4.0 – 20’

A transformação do Supply Chain – 10’

Painel Ambiente de negócios 4.0 – 20’

 

Rodrigo Damiano (POLI/USP | PwC)

Cristiano Ferrari (ISPE | Nordika)


Ricardo Pelegrini
(Quantum4)


Cybelle Esteves
(DHL)


Mediação Cybelle Esteves (DHL)

18:00 – 18:30

Encerramento

 

 

Palestrante

Alfredo Ferraz
Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford, Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP com mais de 30 anos de experiência no desenho e implementação de projetos com impacto estratégico otimizando supply chain e transporte.  Atualmente tem atuado no segmento agroindústria com foco também na biotecnologia, preparando indústrias brasileiras para substanciais aumentos de produtividade.

Bruno Jorge
É líder do projeto de indústria 4.0 da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Administrador de empresas com mestrado em ciência da informação e decisão pela Universidade de Brasília foi consultor de inteligência competitiva e estratégia na área de varejo, indústria e serviços por mais de 10 anos, quando entrou para o quadro técnico da ABDI em 2009. Coordenou o programa automotivo da agência que envolveu a formulação de políticas de inovação e competitividade para o setor automotivo como o Inovar Auto com foco nas metas de eficiência energética. Em 2016 e 2017, a frente do projeto de indústria 4.0, desenvolveu o projeto da plataforma demonstradora de manufatura avançada em parceria com a ABIMAQ e outros parceiros. Nesse período, também atuou como coordenador de inovação no desenho do programa conexão startup indústria que faz o matching entre grandes indústrias e soluções tecnológicas de startups.  Com a designação da ABDI como secretaria executiva do GT Industria 4.0 no MDIC, lidera iniciativas para o desenvolvimento da indústria 4.0 no País.

Cristiano Ferrari
Engenheiro Eletricista e Mecatrônico com 20 anos de experiência em automação. Destes, os últimos 16 dedicados à indústria farmacêutica. Atualmente trabalhando como Gerente de Automação na empresa Nordika do Brasil (empresa de engenharia e automação com foco em farma), responsável por um time de 17 profissionais com atribuições como KPIs, coaching, follow up de projetos, business plan, suporte ao time, desenvolvimento de propostas comerciais para projetos de automação. Líder do GAMP ISPE Brasil. Diretor Consultivo ISPE Brasil.

Cybelle Steves
Farmacêutica com especialização em indústria, com mais de 16 anos de experiência no mercado farmacêutico, dos quais 12 trabalhando na DHL Supply Chain, trabalhando em diferentes áreas como Atendimento ao Cliente, Gerenciamento de Contas, Projetos, Qualidade e Operações.

Denis Pineda
Engenheiro de Produção pela USF com Executive MBA na Business School São Paulo. Possui 16 anos de carreira construída principalmente na indústria automotiva, mas também com experiência nas indústrias de máquinas agrícolas e de automação industrial, atuando em Vendas, Engenharia e Compras. Sólida experiência internacional e projetos globais. Após 2 anos de trabalho com robótica industrial convencional, atualmente se dedica à robótica colaborativa sendo responsável pelo desenvolvimento de negócios da Universal Robots na América do Sul.

Douglas Oliveira
Executivo de Tecnologia na PTC responsável por liderar as campanhas técnicas das soluções de PLM, ALM, IOT e Realidade Aumentada da PTC, em todos os setores, incluindo produtos de consumo, alta tecnologia, industrial, aeroespacial e defesa, automotivo, varejo e dispositivos médicos na América Latina. Experiência de +15 anos no mercado de tecnologia global, BSC Computação e Análise de Sistemas, MBA em Administração de Negócios.

Eduardo Dias
Professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e professor do programa de pós-graduação do Instituto de Radiologia (INRAD) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Coordenador do GAESI – Gestão em Automação & T.I., grupo de pesquisa da EPUSP. Membro da Comissão de Inovação do Hospital das Clínicas da FMUSP e do CONIC (Conselho Superior de Inovação e Competitividade) da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Livre Docente, Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP.

Eduardo Favero
Atua como Industry Value Engineering na SAP para as indústrias de Bens de consumo e Farmacêuticas, auxiliando seus clientes na priorização e construção da jornada de transformação digital em toda sua cadeia de valor. Possui experiência nas indústrias de varejo, bens de consumo e farmacêutica, com uma visão holística de desafios e oportunidades nestes segmentos. Iniciou sua carreira em consultoria estratégica, onde trabalhou em projetos em diferentes áreas de negócio, com temas que tocam desde definição de estratégia empresarial e fusões e aquisições até a gestão operacional do negócio. É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo.

Eduardo Henrique Vicensotti Berdugo
Pós-Graduando em Ciência de Dados Big-Data pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas, possui graduação em Farmácia pela Universidade Paulista - UNIP, e em Engenharia de Controle e Automação Mecatrônica pela mesma universidade, além de curso técnico em Informática Industrial pela Escola Técnica Everardo Passos - ETEP. Trabalha há 15 anos na empresa Janssen-Cilag, multinacional farmacêutica pertencente ao grupo Johnson & Johnson, onde atua como Engenheiro de Automação na área de desenvolvimento e projetos desde 2012. Sua experiência envolve a entrega de equipamentos e sistemas para produção e embalagem farmacêutica, além da assistência à manutenção e ao desenvolvimento de novos produtos e processos. Implementou o projeto de serialização e rastreabilidade na manufatura entre 2015 e 2017.

Erika Rufino
Farmacêutica e Química Industrial, possui pós-graduação em Qualidade e Produtividade pelas Faculdades Oswaldo Cruz, International MBA pela FIA e é Black Belt em Lean Six Sigma. Experiência de 24 anos na indústria, sendo 2 anos e meio na indústria alimentícia e 21 anos e meio na indústria farmacêutica. Atuou nas áreas de Controle Qualidade, Garantia e Sistemas de Qualidade e Produção. Atualmente é Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios sendo responsável também pelas Inspeções Internacionais de GMP e pelo Laboratório de Desenvolvimento Analítico para Novos Produtos.

Hércules Neves
Ph.D. em Microeletrônica pela Universidade de Edimburgo, Escócia; posições acadêmicas Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Cornell (Escola de Engenharia Elétrica e Departamento de Engenharia Biológica e Ambiental) e Universidade da Califórnia, Los Angeles (Departamento de Engenharia Biomédica). Cientista Principal em Biomedical Microsystems no IMEC, Bélgica; Diretor de Ciências da Vida na Unitec Semiconductors; Cientista Sênior da Fiocruz; Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Engenharia da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Jair Calixto
Farmacêutico Bioquímico graduado em 1985 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, graduado em 1992 em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini da Escola Politécnica da USP e em 2004 em Master Business Administration pela FGV.  Iniciou sua carreira em 1972 em Farmácia comercial. Após sua graduação, atuou em indústria farmacêutica por 23 anos nas áreas de Garantia da Qualidade, Controle da Qualidade, Produção, Desenvolvimento de Produtos e Gerência de Fábrica. Desde 2008 atua no SINDUSFARMA– Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, onde é Diretor de Assuntos Técnicos e Inovação.

João Emílio
Gerente-executivo de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Está na Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2011, quando assumiu o cargo de assessor de Política Industrial. Em fevereiro de 2014, tornou-se  gerente-executivo de Política Industrial. Sua carreira profissional inclui: gerente-geral de Investimento e Negócios da  Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP); gerente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo; assessor da Diretoria de Política Tecnológica e Industrial do Instituto Pesquisa Tecnológica (IPT); consultor para projetos de investimento e gerente de Projetos na Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), e assessor da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento. 

Liana Wakano
Possui graduação em Farmácia pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto e pós-graduação em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP. Trabalha há 10 anos na área de Operações Técnicas na empresa Janssen-Cilag, multinacional farmacêutica pertencente ao grupo Johnson & Johnson, onde atuou como Cientista de Desenvolvimento de Produtos e Processos até 2016. Desde então, passou a supervisionar a área de Desenvolvimento de Embalagens, sendo responsável pelo desenvolvimento de soluções em embalagens e prestando assistência à manufatura, logística e demais áreas técnicas.

Luca Gabrielli
Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade de Pisa. Possui mestrado em Engenharia da Informática na Universidade de Pisa (pesquisa efetuada no DLR). MBA em Administração de Empresas na Babson College (USA). Luca tem mais de 20 anos de experiência em consultoria empresarial, desenvolvimento de software, gestão e implementação de projetos de grande porte. Luca iniciou a sua carreira profissional na Andersen Consulting na área de implementação de SAP para a indústria petrolífera, continuou na IBM na parte da consultoria GBS focada em SAP para as indústrias de Varejo, Saúde e Governo. Na IBM, Luca foi responsável da criação do modelo de venda consultiva de SWG (Software Group), criando a primeira unidade (industry solution sales team) nos EUA, depois na Europa e finalmente na América Latina, onde foi diretor de venda de Soluções para a Indústria (Smarter Planet). Luca foi responsável do time de fusões e aquisições da IBM para identificação e aquisição de empresas de software e serviços na área de smarter planet. Em 2013 saiu da IBM para criar e gerenciar a start-up 9i em parceria com o Grupo Dux (Compsis/Bertin) para finalmente, em abril 2015, criar a própria empresa “YasNiTech”. YasNiTech, parceira da IBM, Tracelink e COMPSIS é uma empresa focada no desenvolvimento de produtos de SW (usando algoritmos cognitivos e inteligência artificial) para prevenção e combate à fraude e casos de usos de indústria 4.0.

Marcelo Sereno
Na posição de Gerente de Indústria nos Seguimentos Life Sciences e anteriormente de CPG (consumer) para América Latina na Rockwell Automation nos últimos 5 anos, foi responsável por desenvolver e implementar estratégias alinhadas às necessidades dos clientes. Atendimento à crescente demanda de Integração do Chão de Fábrica, Sistemas Corporativos e todo o Supply Chain, aumentando a eficiência dos negócios, qualidade e agilidade no mercado, ao longo de toda Indústria na América Latina, nos seguimentos Farmacêuticos, Dispositivos Médicos e produtos Nutraceuticos, bem como anteriormente para a Indústria de Alimentos, Bebidas e Cuidados Pessoais. 28 anos de experiência em Sistemas de Automação e Informação nas áreas de Vendas, Marketing, Engenharia, Serviços e Suporte.  Formado em Engenharia pela Universidade Paulista (UNIP) e Informática Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/CTU).

Márcio Mizael
Consultor de Soluções da Rockwell Automation Brasil. Possui mais de 27 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de Automação Industrial, principalmente nos segmentos farmacêutico, alimentício e de bebidas. É pós-graduado em Análise de Sistemas e formado em Tecnologia Elétrica, ambos pela Universidade Mackenzie em SP.

Marcos Barbosa
Mestrando na POLI/USP, graduado em engenharia elétrica pela Universidade São Judas Tadeu, fez MBA em gestão empresarial pela FGV. Há 25 anos atua na área de automação industrial tendo vastos conhecimentos em redes industriais, motion control, robótica e controle de processos. Iniciou sua carreira na Metal Leve S/A em 1988. Em 1996 foi gerente de engenharia da Ladder Automação Industrial. Desde 2001 trabalha na SPI Integração de Sistemas onde atualmente é diretor executivo e membro do conselho de acionistas da mesma.

Ricardo Pellegrini
CEO e sócio cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação - empresa de Consultoria e Serviços de Inovação, com foco em acelerar a transformação digital e cognitiva nas empresas por meio de projetos que utilizam tecnologias de alto impacto como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas, criação de centros de Inovação com áreas científicas e startups. Antes, Ricardo Pelegrini trabalhou por 30 anos na IBM, onde ocupou diversos cargos executivos, como gerente geral de Serviços para a América Latina; foi vice-presidente de Indústrias e Soluções de Mercados Emergentes em Xangai (China); foi presidente da IBM Brasil por cinco anos; gerente-geral de Serviços da IBM Italia; Managing Partner de Consultoria de ERP e SupplyChain para América Latina. Ricardo Pelegrini é formado em Administração, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui Especialização em Marketing pela Columbia University e Alumni de Harvard pelo Advanced Management Program na Harvard Business School (EUA).

Rodrigo Alvarez
Responsável por soluções de Digitalização na Vertical Farmacêutica na Siemens Industry Software, graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Com mais de 20 anos de vivência em Indústrias Farmacêuticas com experiência em Implementação de Soluções de TI (MES, OEE, WMS, LIMS) validadas de acordo com requisitos regulatórios globais como FDA, EMA, Anvisa, Invima entre outros. Liderança de equipes multidisciplinares da América Latina em projetos para Indústrias de Ciências da Vida com atuação em laboratórios multinacionais no Brasil, Colombia e México. Presidente do ISPE Brazil no período de 2009 a 2012. Atuou na elaboração do Guia de Validação de Sistemas da Anvisa publicado em 2010.

Rodrigo Damiano
Sócio Líder do time de consultoria em Operações e Indústria 4.0 da PwC Brasil, com trabalhos em Supply Chain, planejamento integrado, sourcing/procurement, logística (transporte e armazenagem) e manufatura. Possui mais de 20 anos na consultoria focados em projetos transformacionais de Supply Chain Management, da estratégia a operação, incluindo complexas implementações de sistemas avançados de planejamento e transportes. Possui profunda experiência e conhecimento em otimização de estoque e rede logística, modelo de gestão de transporte, melhoria de processos operacionais, planejamento de vendas e operações e redução de custos. Lidera abordagens de Indústria 4.0 e transformações digitais em operações na PwC. Engenheiro de produção pela PUC - RJ, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, MBA pelo Ibmec Business School de São Paulo, Mestrando em Engenharia de sistemas logísticos pela POLI-USP – Universidade de São Paulo e CPIM (Certified em Production & Inventory Management) pela APICS USA.

Ronaldo Lucio Ponciano Gomes
Gerente-Geral (substituto) - Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Soraia Teixeira
Doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com 8 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento com foco na identificação de soluções técnicas para otimização de processos industriais e mais de 15 anos atuando em consultoria técnica, desenvolvimento de negócios, desenho de soluções em IIOT e coordenação e análise de projetos de diferentes complexidades em inovação e automação industrial (software supervisório HMI / SCADA, gerenciamento de batelada, MES, PIMs - sistemas de gerenciamento de informações). Atualmente, trabalha como Client Executive na área de Business Transformation da Dassault Systèmes.

Organização

 

Apoio

 


Maiores informações: (11) 3897-9779 / 3046-9292


Informações sobre os cursos:

 

Informações gerais:

Andréia Sanches
[email protected]
____________________________________

 

Letícia Albuquerque
[email protected]

____________________________________

     

Local do curso/evento:

 

Inscrições somente online:

Auditório Anvisa
____________________________________

 

www.sindusfarma.org.br
____________________________________

Aviso / Advertência

O Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.
Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:
• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços; margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas de descontos, custos, clientes.
• Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
• Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.