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CURSO DE GESTÃO MARKETING APLICADO AOS PRODUTOS FARMACÊUTICOS: MÓDULO BÁSICO

 

 

 

 

01/JUL/2019
02/JUL/2019

 

09h00 às 17h00

 

Sede Sindusfarma
Rua Alvorada nº 1280 - Vila Olímpia


Investimento


 

 

 

R$1.250,00

 

R$ 2.500,00





Objetivos

Este curso foi estruturado para aportar conceitos básicos do marketing farmacêutico e para proporcionar uma ampla e profunda compreensão de questões específicas desse mercado. Além disso, o curso irá fornecer-lhe conhecimentos e habilidades necessárias no planejamento e execução de programas de marketing em seu dia-a-dia. Ao final deste curso você haverá:

  • Desenvolvido a compreensão do papel da gestão de produtos, seus desafios e sua importância
  • Estruturado os conceitos basilares da disciplina de Marketing aplicados aos produtos farmacêuticos
  • Ampliado sua compreensão do mercado farmacêutico e seus concorrentes
  • Conhecido as fontes de dados secundários e os tipos de pesquisa de mercado e seus benefícios
  • Se preparado para interagir com fornecedores de pesquisa de mercado e agências de publicidade
  • Assimilado técnicas básicas de forecasting de vendas
  • Compreendido o conceito real de Estratégia
  • Se capacitado para escrever um Plano de Marketing


Público Alvo

Este curso foi criado especificamente para profissionais relativamente novos no marketing farmacêutico, ou que desejam melhor estruturar sua base teórica: gerentes de produto Jr, profissionais de marketing oriundos de outros mercados, analistas de inteligência de mercado, representantes de venda em job rotation, ou em programa de desenvolvimento, profissionais de outras funções que almejam aprimorar sua interação com Marketing.

Programação (01 de Julho)


Módulo I: Conceitos Básicos

Hora

Tema

Palestrante

9.00

Abertura

Inajar de Souza

9.15

O papel da gestão de produtos

Wilson Ikeda

10.15

Coffee-break

 

10.30

Princípios da disciplina de marketing aplicados a produtos farmacêuticos

Inajar de Souza

12.00

Almoço

 

Módulo II: Operacionalização da Gestão de Produtos – Parte 1

Hora

Tema

Palestrante

13.30

Inteligência de mercado

Inajar de Souza

14.15

Análise competitiva

Inajar de Souza

15.15

Forecasting e patient flow

Inajar de Souza

15.30

Coffee-break

 

16.00

Estratégia (teoria)

Wilson Ikeda

17.00

Debrifing e encerramento dia 1

Todos


Programação (02 de Julho)


Módulo III: Operacionalização da Gestão de Produtos – Parte 2

Hora

Tema

Palestrante

9.00

Decisões de investimento & gestão de portfolio

Inajar de Souza

9.45

Dinâmica “Planejamento de Marketing”

Inajar de Souza

10.30

Coffee-break

 

10.45

Interação de marketing e vendas e gestão de líderes de opinião

Wilson Ikeda

11.30

Acesso ao mercado – noções básicas

Wilson Ikeda

12.00

Almoço

 

Módulo IV: O Marketing Plan

Hora

Tema

Palestrante

9.00

Marketing plan: o que é isso?

Wilson Ikeda

9.30

Estratégias, táticas e planos de ação  

Wilson Ikeda

10.45

Coffee-break

 

11.00

Análise e Objetivos

Wilson Ikeda

11.30

Modelos de marketing plan

Wilson Ikeda

12.00

Almoço

 

13.30

Dinâmica “Plano de Marketing”

Wilson Ikeda

14.30

Dimensionamento de despesas e perfis de P&L

Inajar de Souza

15.45

Coffee-break

 

16.00

Discussão: Gestão de agências de publicidade e institutos de pesquisa

Wilson Ikeda

17.00

Debrifing e encerramento dia 2

Todos

 

Palestrante


Inajar de Souza - É presidente da FarmaAcademia®  e coordenador do Programa DEC-Sindusfarma, além de presidir o Clube de Novos Negócios da Indústria Farmacêutica®. É licenciado e bacharel em Biologia pela Universidade Mackenzie tendo completado o programa de pós-graduação em Economia e Gestão de Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, além de ter cursado Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Atuou em diversas empresas farmacêuticas nas áreas de vendas e marketing, assim como no desenvolvimento de novos negócios. Como atividade acadêmica, foi professor do MBA específico para indústria farmacêutica desenvolvido pela FGV–SP, além de ter atuado como professor convidado na USP, UNIP e FMU e diversos congressos. É palestrante e escreve sobre temas relacionados à indústria farmacêutica e empreendedorismo na área de saúde.

Wilson Eduardo Ikeda - Atua em marketing, vendas e acesso no mercado farmacêutico com experiência de mais de 18 anos em diversos canais: farmácia, hospitalar, oncologia e especialidades com passagem por empresas como Merck Sharp Dohme, Roche, LEO Pharma e Ipsen. É graduado em Engenharia Eletrônica pela Unicamp e Executive MBA pela Business School São Paulo. É palestrante e consultor pela WEI Consultoria Estratégica.

Organização

 

Estacionamentos Conveniados

  • Adonis - Rua Caetano Velasco, s/nº
  • Estapar - Rua Alvorada, 1289
  • The World Hotels - Rua Gomes de Carvalho, 1005
  • Vag Park - Rua Casa do Ator, 975
  • Yard Estacionamento - Rua Casa do Ator, 927

 

Maiores informações: (11) 3897-9779 / 3046-9292


Informações sobre os cursos:

 

Informações gerais:

Andréia Sanches
andreiasanches@sindusfarma.org.br
____________________________________

 

Letícia Albuquerque
l.albuquerque@sindusfarma.org.br

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Local do curso/evento:

 

Inscrições somente online:

Auditório Sindusfarma
____________________________________

 

www.sindusfarma.org.br
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Aviso / Advertência

O Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.
Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:
• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços; margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas de descontos, custos, clientes.
• Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
• Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.